//

sábado, 28 de setembro de 2013

Música: Os bons tempos estão voltando?


por Márcio Gabriel

http://www.musicroom.com/blog/wp-content/uploads/Gotye-and-Kimbra-Somebody-That-I-Used-To-Know-600x250.jpg

Artistas atuais que dão um toque 'clássico' em suas músicas.

















Há alguns meses, li um artigo que, se eu não me engano, foi no VagaLume, que aquela música "Somebody That I Used to Know", do cantor belga Gotye era nada mais, nada menos do que uma versão "homenageada", digamos assim, de um clássico brasileiro dos anos 60. Isso mesmo, brasileiro. E se as más línguas dizem que foi plágio, eu digo que, se nem os próprios brasileiros valorizam nossa cultura, há quem valorize. 
Sombody that I used to know by Gotye on GroovesharkE, de qualquer jeito, Gotye fez uma das melhores músicas de todos os tempos. A letra é linda e original, a melodia, inspirada em Seville combinou muito bem. É como eu ouvi meu professor de Literatura dizer uma vez: "hoje em dia, quase nada é original, sempre é baseado em alguma coisa retrô". Fato, né? Se eu, como jovem da geração 95, não vivi os bons tempos da música, pode ser que os artistas de hoje nos tragam pelo menos uma sensação de como eram as boas músicas. Então, percebo que é isso mesmo o que está acontecendo. Exemplos? Vamos lá!

Christina Aguilera foi uma das primeiras artistas deste século a experimentar o "retrô" em suas músicas. Seu álbum, Back to the Basics, de 2006, fez muito sucesso. Tinha uma pegada bem bacana, e alguns clipes lembravam os Estados Unidos nas décadas de 50 e 60.



http://semtedio.com/wp-content/uploads/2011/06/last-friday-night.jpgEm 2011, até me senti na década de 80, mesmo sem nunca tê-la vivido. Não, não era o seriado Todo Mundo Odeia o Chris repetindo pela enésima vez na Record. Lady Gaga e Katy Perry (não sei o que elas têm que sempre lançam músicas na mesma época) lançaram The Edge of Glory e Last Friday Night, ambas usando solos com saxofone, o qual combinou muito bem com o eletropop.



Em 2012 a cantora norte-americana Lana Del Rey aparece na internet com o clipe de Video Games, um dos singles do seu álbum Born to Die. Digna das playlists do meu celular, Lana já chegou a ser comparada com Marilyn Monroe, pois a moça é amante de visuais retrôs, assim como muitas de suas canções. No início do clipe da música National Anthem, ela faz uma bela homenagem a Marilyn:





Lana também participou da trilha do filme "The Great Gatsby", onde vários outros artistas soltaram a voz e puderam criar canções de acordo com a época em que o filme se passa. A exemplo, Florence Welch, com Over The Love:


Over The Love by Florence + The Machine on Grooveshark











Will. I. Am, com Bang Bang virou hit deste ano. Também fez parte do filme citado acima:





O novo CD de Justin Timberlake nos lembra muito a década de 80. Escutemos Suit & Tie:


O cantor Jake Bugg relembra um som Country bem antigo:

http://images6.fanpop.com/image/photos/35000000/Jake-jake-bugg-35062803-600-900.jpg
 


A dupla francesa Daft Punk lançou em abril deste ano a canção "Get Lucky". Escutando-a, pensei estar na década de 70. Sintam só:




E esta, por último, embora seja chata pra caramba, tocou em todas as rádios, em todas as festas de quinze anos, formaturas, etc, no ano de 2009. Quem lembra? rsrs



Claro, existem muitas outras canções. Mas postei essas principalmente para mostrar que a música pode ter esperança. Sim, por que todas essas foram singles, fizeram muito sucesso e mesmo usando estilos antigos, tais artistas conseguiram ser originais. Obrigado e até a próxima!


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates